quinta-feira, 28 de março de 2013

Mitande, Finalmente



Conheci finalmente o Centro de Saúde onde irei trabalhar já a partir de amanhã [até tenho bicicleta para as deslocações ao local de trabalho!]… é um espaço agradável, onde as consultas pediátricas são feitas no parô [um alpendre] e a toda organização tem um conceito mui particular. Fomos recebidas por uma auxiliar de limpeza, muito simpática, que roía mandioca crua enquanto, sem luvas, tentava puncionar um bebé [qualquer coisa que choque almas sensíveis, aconselho desde já que interrompem a leitura e ocupem-se de coisas mais interessantes]. Esta senhora auxiliar de limpeza, que meteu a mandioca crua assim que viu uma branca, ficou felicíssima por saber que terei todo o gosto em trabalhar ali com ela... confesso que compreendo o seu sentimento: está responsável pela maternidade, é ela que faz consultas pré-natais, vigilâncias, ensinos... e partos! [eu avisei para não lerem até ao fim…]
Durante a tarde, passei pela escola com vista a conhecer a senhora que chegou ao centro de nutrição, grávida de 8 meses e com um filho desnutrido de 1 ano [percebe-se porquê]. Entretanto não cheguei ao centro… os olhares curiosos de uma turma do 6ºano olharam tão fixamente para mim que lá fui até à sala e por ali fiquei. O professor foi à cidade, hoje não iriam ter aulas. “que disciplina vão ter?” “[coro]: Inglês”. E prontos, lá ficou a Fátima a ensinar inglês… past continuous e, depois, um pouco de vocabulário. Desenho uma maça no quadro e penso para comigo que eles possivelmente nunca viram uma maça... “o que é isto?” “[coro]: Orange” “muito bem! Orange!” [Ah Maria de Fátima, és mesmo péssima no desenho]. Vou até um aluno que tem o livro aberto e, como por magia, um gafanhoto vindo não sei de onde na cabeça [é sempre difícil, nestes momentos, controlar um grito, principalmente quando não se espera a presença simpática de um bicho daqueles numa cabeça negra dentro de uma sala de aulas]. Foi a gargalhada geral [a mulunga tem medo de gafanhotos]. “Irmã, como sei diz gafanhoto em Inglês?”. Eu sei lá amigos! E como se diz “olá, como está em Macua?” “[coro]: Salama Mocheleliwa”

Sem comentários:

Enviar um comentário