terça-feira, 23 de abril de 2013

Malária, esse Bode Expiatório



No outro dia assisti à seguinte consulta de um jovem estudante no Centro de Saúde:
- Preciso de medicamento para malária.
- Como sabes que tens malária?
- Sinto uma malária muito forte.
- Mas o que sentes?
- Dói-me o corpo todo.
- E tens tido frio? [ter frio = febre]
- Não, só tenho uma malária que me faz doer o corpo todo. [e, baixinho, acrescenta] e comichão.
- Comichão onde?
- Aqui. [diz rapidamente, sem apontar para sitio nenhum]. Preciso de medicamento para a malária.Tenho malária muito grande.
- Comichão onde, mesmo?
- Aqui
[na realidade o que o moço tinha era uma IST]

Para evitar estas coisas de culpar a Malária de todos os males, resolvi dar uma “aula” às minhas Angel’s acerca de febre.
-Sabem o que e isto? Um termómetro. E para que serve?
- Para saber se pessoa está doente. Por debaixo do braço, esperar e depois ler se está muito doente ou pouco doente.
Lá expliquei o que é um termómetro e o conceito de temperatura e de febre. Esforcei-me por deixar bem claro que febre não significa malária necessariamente: afinal era esse o meu objectivo com estas explicações todas. Sugeri que experimentassem colocar o termómetro, a mais pequena não quis, tinha medo que se descobrisse alguma doença, mas a mais velha, mais corajosa, colocou o tal aparelho na axila. “36,5ºC. Não está doente!”
- Então vamos ver na B.
- 39,2ºC
- o que significa?
- Tem malária!
[definitivamente não sou boa professora -.-‘ ]

Sem comentários:

Enviar um comentário