domingo, 26 de maio de 2013

conversas com as Angel's - uma Questão de Cor



CONVERSAS COM AS ANGEL’S – UMA QUESTÃO DE COR
Há umas boas semanas atrás:
- hoje veio pessoas visitar escola.
- Ai sim? Quem foi?
- Eram pessoas como a Fátima: mulheres brancas e usavam calças.
- E as mulheres brancas são bonitas?
- Não!
[se não querias ouvir a resposta, não perguntavas…]

A semana passada:
- Hoje veio homem vender macaco às irmãs. Macaco era branco, como a Fátima…

Hoje:
[bombando tranquilamente água para levar aos porcos, as Angel’s falavam em macua, num sossego de dominical pós-missa. Apercebo-me que a conversa incidia nas minhas pernas, que estavam ousadamente a descoberto até ao joelho – um perigo numa sociedade maoritariamente muçulmana]
- o que têm as minhas pernas?
- Nada [respondem envergonhadas a esconder uma vontade enorme de me traduzir as suas conversas]
- Vá, digam lá…
- Pernas da Fátima parece porco.
[se não querias ouvir a resposta, não perguntavas. Ponto (revi as minhas pernas e de facto não são da cor-de-pele habitual por aqui, são mesmo aquele rosa-descorado-cor-de-porco!)]

Sem comentários:

Enviar um comentário