sábado, 25 de maio de 2013

Entre o pó da estrada



De regresso de Abdul e uma noite dormida em Mississi numa “residencial” na qual constantemente receava a entrada de ratos no quarto, e cuja cama se desfez ao longo da noite [juro que nem me mexi no colchão, as tábuas do estrado é que, uma por uma, iam caindo], de uma viagem entre estradas de pó e margens de capim, macaquitos que teimavam em atravessar a estrada e ladainhas aos carros que se me atravessavam à frente iniciadas com “caraças mas não sabes…” e ficava por aí que ao meu lado o referendo rogava em macua protecção divina para a viagem, desafiei as crepitações da estrada em terra batida com uns loucos-furiosos 80kms/hora [se morrer seguro-me à batina do padre e vou direitinha para o céu].
Enquando regressava, lá me pediram o favor de vir mais devagar, que na caixa aberta os saltos sentem-se a dobrar e o santo fica melindrado. Aceitei a proposta, e o efeito foi bonito: tanto as crianças como os adultos com quem cruzava pelo caminho, muitos deles muçulmanos, assim que o carro passava voltavam-se para trás e ficavam de boca aberta. As crianças, assim que me viam ao volante, gritavam “mucunha [branca]” mas depois o carro passava e o silêncio era completo – em segundos deixava eu de ser o centro das atenções. O que trazia eu no carro? Única e simplesmente a imagem de S. José, que pelo espanto que produzia nas pessoas, acreditei por momentos que o próprio Santo estava ali de corpo e alma, e não apenas um pedaço de barro bem trabalhado. “ É boneca de Jesus” disseram algumas crianças, mais pequenas que o próprio santo, quando este, farto de tanto solavanco e de tanto pó, desceu do carro.

Sem comentários:

Enviar um comentário