terça-feira, 7 de maio de 2013

Era uma vez uma tetraciclina oft.



Passo a explicar o motivo de presentemente não ter tetraciclina oft. na maternidade: No outro dia, entre muitas das consultas matinais, vem uma senhora para consulta pós-parto fora da maternidade. Pego no seu caderno e começo a escrever tudo direitinho, sem sequer prestar atenção ao novo ser. Olho então para ele e a minha alma dá um salto [não posso confirmar se o meu corpo foi atrás, mas penso que sim]: uma cegueira congénita do olho esquerdo. Revolto-me sinceramente: porque raio é que não temos testes de sífilis para fazer no pré-natal? Lá pego no pequeno ao colo e começo a minha peregrinação típica, sem dar muita importância à mamã que está na sala de parto: Vou à Pediatria, onde está o enfermeiro de formação e enfermeiro-médico-dentista-técnico-de-laboratório-cirurgião e tudo o que possam imaginar, e lá confirmo o diagnóstico de sífilis com ele. Volto para junto da mãe, pego na única tetraciclina oft. da maternidade e ensino a mãe a colocar à criança, fazendo uso dos meus melhores conhecimentos de macua. Depois, uma voltinha à farmácia para saber se posso prescrever tetraciclina. Posso. Volto para a sala de consultas e ouço um grito de dentro da sala de partos. Lá vou eu a correr, deixando um xarope e a tetraciclina em cima da mesa. Calço um par de luvas descartáveis [que acabaram as esterilizadas e até pode nem ser nada de especial], quando me deparo com metade da criança já nascida. Desta vez não tenho mesmo ninguém para ir chamar alguém. Mas cortar um cordão umbilical, verificar o globo de pinard e tirar uma placenta não custa assim tanto, quando se sabe o que se está a fazer [está claro que eu não sabia tirar a placenta, e assim, quando tudo estava estável, chamei alguém com conhecimentos práticos para o fazer]. Quando voltei à sala de consultas, a mamã tinha ido embora com a criança cega, com um frasco de antibiótico e com a tetraciclina oft. da maternidade, e eu não cheguei a registar no seu caderno o estado geral do RN. Está explicada a falta da tetraciclina. Até amanhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário